Unknown – Episode 9: The Day Before the End of the World

“Duas palavras: Wei Qian”

QUE EPISÓDIO INTENSO! Tanta coisa aconteceu na vida de Yuan desde que ele conhecera Wei Qian, e é impossível negar o quanto ele amadureceu nos quatro anos em que esteve fora, estudando nos Estados Unidos, mas uma coisa nunca mudou: o seu amor por Qian. “The Day Before the End of the World” é um dos episódios mais fortes de “Unknown”, e é o episódio que escancara, sem medo algum, a maneira como Wei Qian é toda a vida de Yuan… em um episódio angustiante, mas também emotivo, Qian começa a entender o peso do que Yuan sente por ele, e eu sinto que, de alguma maneira, é impossível que as coisas continuem exatamente as mesmas depois de tudo o que aconteceu aqui – depois de um lutar bravamente para proteger a vida do outro.

A tensão do episódio é garantida pelo retorno de uma figura do passado de ambos: Le. Quando Yuan e Qian estão retornando da viagem que fizeram para pescar juntos, parecida com aquela que fizeram quatro anos antes, Qian vê que Yuan recebe uma mensagem falando sobre alguém “ter voltado”, mas Yuan não dá detalhes a respeito disso… afinal de contas, ele está se metendo em terreno perigoso na esperança quase ingênua de proteger Wei Qian e de impedir que qualquer coisa aconteça a ele: ele sabe que a gangue da qual Qian fez parte na juventude nunca o perdoou de fato por ele ter decidido sair ou por quase os ter feito ser pegos pela polícia na última de três lutas que eram a condição para que ele pudesse sair, e agora que o líder está de volta…

Foi imprudência de Yuan, mas ele estava determinado a se arriscar esperando que isso significasse que Wei Qian não correria nenhum tipo de perigo. E, preocupado com a sua ausência, Qian resolveu descobrir o que estava acontecendo… afinal de contas, Yuan nunca sumia ou viajava sem avisar com antecedência, e agora ele estava sem atender ao telefone ou responder mensagens – por isso, Qian vai atrás do médico amigo deles que mandara a mensagem a Yuan, e quando ele descobre que quem está de volta é Le, ele sabe que pode ser que Yuan esteja correndo perigo… o reencontro de Qian e Le é tenso, mas ao mesmo tempo calmo e quase silencioso: quase 10 anos se passaram desde o momento em que eles se separaram depois daquela última briga…

E, agora, Qian inteligentemente pede que “Le o ajude a encontrar Yuan”: que o ajude a encontrar ou que o leve até ele? Le percebe que Qian não confia nele… e isso nos conduz à sequência mais desesperadora que “Unknown” já nos entregou, e que estranhamente nos remete aos primeiros episódios da série, em tom e tema. É complexo demais esse retorno de Le à gangue que está batendo impiedosamente em Yuan, porque nós percebemos como existe um conflito de interesses ali: existe quem culpe Yuan e Qian, até hoje, por tudo o que deu de errado depois da partida deles, e existe uma parte de Le que está disposta a deixar que eles vão embora… mas é uma parte silenciada por uma parte mais maníaca e perversa que propõe um jogo de roleta russa letal.

O momento em que Wei Qian desce do carro de Le e corre para salvar Yuan é um dos meus momentos favoritos no episódio – ele está tomado de uma raiva tão grande e de uma vontade de proteger Yuan que ele parece estar de volta àqueles tempos de briga, e eu perdi o fôlego quando ele deu aquele primeiro salto sobre um dos caras que estava batendo em Yuan. A sequência é crua e intensa, mas termina com tanto Qian quanto Yuan presos, para que Le possa fazer todo o seu jogo, que é desesperador. Com uma única bala na arma que ele segura e aponta para diferentes pessoas, ele parece estar “testando” Qian e Yuan para saber até onde eles são capazes de ir para salvar um a vida do outro… e, bem, eles são capazes de qualquer coisa pelo outro.

A angústia causada por aquela arma e pela possibilidade de um tiro é palpável. Quando a arma é colocada na testa de Yuan, Qian está tão desesperado que sentimos toda a sua dor e o seu medo, gritando para que Le não atire, para que atire nele no lugar de Yuan, enquanto Yuan mexe a boca, formando “Eu te amo” sem emitir qualquer som. É DE ARREPIAR! Depois, Qian também tem a arma apontada em sua direção, com Yuan gritando da mesma maneira como ele gritara, tentando salvá-lo de qualquer maneira. Felizmente, nenhum dos dois tiros é aquele em que a bala está, e Le os dispensa, pedindo a Qian que “eles nunca mais se vejam novamente”. Então, depois desse evento traumático e fortíssimo, Qian apoia Yuan para levá-lo em segurança de volta para casa…

Os dois compartilham alguns últimos momentos importantíssimos depois de toda essa sequência assustadora, tanto quando Qian abraça Yuan antes mesmo de eles chegarem em casa, aliviado porque está tudo bem com ele, quanto quando Qian mostra um bilhete que encontrara nas coisas de Yuan e pergunta o que é aquilo, e Yuan fala sobre como são as suas últimas palavras, que ele escrevera quando esteve em uma avalanche no seu segundo ano de faculdade e ele e os demais não sabiam se eles seriam resgatados com vida – naquele momento, tudo em que Yuan conseguia pensar era nele… e, agora, ele fala sobre como a sua vida inteira pode ser resumida em duas palavras: Wei Qian. É fortíssimo ouvi-lo dizer isso… mas não poderia ser mais verdadeiro.

 

Para mais postagens de “Unknown”, clique aqui.
Visite também a nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários