Alma Gêmea – Rafael beija Serena e acredita que ela é Luna

“Será que é possível?”

Para o desespero de Cristina, Rafael não aceitou o fato de ela ter demitido Serena depois da defesa que ela fizera ao amor de Felipe e Mirella durante um jantar na casa – e, se Serena está de volta, Cristina vai tentar de tudo para fazer com que Rafael fique bravo com ela e queira ele mesmo a sua demissão… e que melhor maneira de fazer isso do que incentivando Serena a entrar no ateliê sem que ele saiba? O plano de Cristina consiste em colocar Serena dentro do ateliê de Luna e mandar que ela limpe tudo, inclusive os vestidos que nunca são tocados. É uma atitude maldosa e perversa, digna da grande vilã que Cristina é, mas que vai acabar saindo pela culatra, porque a reação de Rafael não é exatamente a que ela esperava ao ver a Serena no ateliê.

Serena está plenamente feliz quando entra no ateliê: há algo ali que a fascina. Ela está encantada com tudo, e se emociona com o piano, um instrumento musical que nunca viu na vida (nessa vida, pelo menos), e ela é inocente demais para perceber a maldade de Cristina quando ela a incentiva a “tocar” o piano. Cristina a deixa sozinha no ateliê e desce para almoçar com Rafael, que não tarda em ouvir o piano e subir para ver o que está acontecendo… enquanto se aproxima do ateliê, no entanto, Rafael deixa de ouvir as teclas que Serena está tocando aleatoriamente e passa a escutar a música que Luna tocava, e quando ele chega ao ateliê, ele sorri ao ver, no lugar de Serena, a própria Luna. Ele se lembra dela e permite que o sorriso tome conta de toda sua expressão…

Um sorriso ecoado na expressão de Serena.

Ali, Rafael beija Serena pela primeira vez – em parte acreditando que está beijando Luna. Pouco depois, um pouco assustada e confusa, Serena se afasta e sai correndo, enquanto Rafael corre atrás dela, chamando seu nome, e Cristina vê apenas parte da cena, e acredita que conseguiu exatamente o que queria (“Céus! Será que a Serena entrou no ateliê sem permissão?”), mas ela nem imagina. Serena se tranca no próprio quarto, chorando sem entender bem o que acabou de acontecer, e Rafael bate insistentemente à porta, pedindo que ela a abra e prometendo que não vai tocar nela… e, então, ela abre a porta. Mas Serena está magoada, porque, para o seu povo, o homem só pode tocar em uma mulher quando é para casar e para viver junto o resto da vida…

É muito bonita a descrição do que significa um beijo para o povo de Serena… a maneira como ela explica que, ao abrir a boca, uma parte da alma da mulher sai de seu corpo e entra na do homem, e uma parte da alma do homem também entra em seu corpo: eles trocam um pedaço da alma um com o outro. Rafael diz que sabe que não agiu corretamente, mas também diz que “não pode ser tão sério”, e Serena conclui dizendo que ele a ofendeu, magoou seu coração e, agora, ela vai ter que ir embora… angustiado, Rafael pede que ela não vá, e pede que ela o acompanhe – então, Rafael a leva até a estufa, onde mostra para ela a Rosa Luna, a rosa que criou para a sua mulher, e, sem saber por que faz isso, conta que, desde que ela se foi, ele se fechou para o mundo.

Rafael se abre como dificilmente faz, mas ele sente a necessidade de dizer essas coisas para Serena, sente que ela merece uma explicação – ele diz que ele a magoou, e ele não queria a ter magoada. Então, ele também explica que manteve tudo que era de Luna no ateliê como se ela ainda estivesse viva, e Serena chora ao ouvir tudo o que ele está dizendo, explicando que “sente o amor em sua voz e tem vontade de chorar”. Ele está atordoado com o que viu e com o que ouviu, com tudo o que não entende… mas quer entender. Então, ele pergunta o que Serena sentiu quando se sentou na frente daquele piano, ou o que sentiu quando entrou no ateliê, e ela explica que sentiu o mesmo que sentiu quando viu essa rosa pela primeira vez… não ali, mas no lago azul.

“Você via essa rosa? […] Por que essa rosa se abriu quando você chegou?”

Rafael pede que Serena esqueça o que aconteceu, pelo menos por enquanto, e promete que não vai mais tocar nela, mas pede que ela prometa que não vai embora… alguma coisa dentro de Rafael mudou drasticamente depois de ver Luna e de beijar Serena: dá para ver como ele se iluminou, como ele ganhou motivação para buscar respostas a tudo que ainda quer entender, e ele mal dá atenção a Cristina quando retorna para a casa, não fica para almoçar com ela e ainda exige que Serena não seja demitida. Sozinho, ele se lembra de quando Adelaide falou sobre o conceito de almas gêmeas e se pergunta se isso seria possível… Serena também está profundamente confusa e dividida, com dois sentimentos conflitantes disputando espaço dentro de si…

A dor e a alegria.

Sem pensar nas consequências, Rafael busca Agnes para falar sobre o que acabou de acontecer: “Agnes, acredita que a Luna possa voltar? Sim, voltar pra me encontrar nessa vida novamente?”. Em negação, cética de tudo desde a morte de Luna, Agnes refuta a ideia imediatamente, e quanto mais Rafael fala sobre Serena e sobre tudo o que ele viu e sentiu quando a encontrou tocando o piano de Luna no ateliê, mais Agnes fica com raiva… ela não dá atenção ao fato de que Serena nunca tinha visto um piano antes, ou que às vezes tem o olhar de Luna, ou que a roseira voltou a se abrir quando ela chegou na casa… Agnes está furiosa, e mais ainda quando Rafael conta que a beijou. Ele não vai ter apoio nenhum de Agnes… mas Adelaide também escuta tudo.

E ela acredita.

 

Para mais postagens de “Alma Gêmea”, clique aqui.
Para outras novelas, visite “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários

  1. "(...) alguma coisa dentro de Rafael mudou drasticamente depois de ver Luna e de beijar Serena: dá para ver como ele se iluminou, como ele ganhou motivação para buscar respostas a tudo que ainda quer entender" E também pra fazer a barba 😂

    E se por um lado a gente detesta a Agnes, por outro a gente vê como a vida fez ainda mais amarga que o Rafael, no segundo capítulo ainda a gente vê...

    ResponderExcluir
  2. Achei que do nada a Serena tinha começado a tocar piano de verdade, ñ que fosse ilusão do Rafael. Ñ lembro se ficou explícito de a música no piano era uma ilusão pq tem coisas que a novela deixa de explicar e daí mta gente se confunde (Ex.a Luna falando c/Serena
    no espelho e outras cenas, alma da Serea saindo do corpo e abraçando a Luna- etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi como uma ilusão, mas posso estar errado... porque inicialmente ouvimos apenas as notas das teclas aleatórias que a Serena está tocando, e a música só toma forma conforme o Rafael se aproxima, e depois tem a Serena também dizendo que "ouviu uma música" e tal. Mas não sei com 100% de certeza não.

      Excluir

Postar um comentário