Quando Cai o Raio (Meg Cabot)


Eu já começava a me perguntar se um dia esse livro chegaria ao Brasil. E sabem aquela preguiça de esperar semanas para o livro importado chegar, sendo que eu tinha tantos outros livros para ler e tão pouco tempo para fazê-lo? Pois é, esperei ele estar por aqui mesmo, em uma livraria por perto… e o li. Minha impressão geral é de que foi bom. Não o melhor livro da Meg até agora, nem nada, mas é uma série, então não podia estar tudo de bom no primeiro volume. Foi interessante.
Em primeiro lugar, Quando cai o raio até ficou um título bom, e fiel (mas por alguma razão acho que When Lightning Strikes tinha mais impacto, mais encanto, sei lá). Agora Desaparecidos para o nome da série foi algo realmente anti-climático (não posso usar o termo que me veio na cabeça, mas é nesse mesmo sentido) – onde foi parar o ótimo 1-800-where-r-you? Quando vi o nome da série no Brasil, confesso que fiquei bem decepcionado.
Mas que seja. Não é o nome da série que vai garantir a qualidade do livro. E o livro está bom. Não foi um livro parado – iniciou bem a história, nos apresentou a vários personagens, e a mais ou menos como será a história daqui para a frente. Não consigo deixar de pensar que nos próximos livros, o que Jessica passará não será nada assim tão simples. Não que tenha sido “simples”, mas não foi tão difícil e sofrido quanto eu havia imaginado. Fugir do governo foi relativamente fácil…
O livro nos conta a história de Jessica (e é na verdade uma declaração que a personagem está dando, por escrito – como ela diz, não é como nos filmes, e não tem ninguém para digitar o que ela está falando) e de como sua amiga Ruth foi ofendida e decidiu ir a pé para casa certo dia. Nisso, Jessica acaba atingida por um raio, e no dia seguinte descobre que tem o poder de encontrar crianças desaparecidas.
Mas é claro que ligações diárias com duas localizações de crianças desaparecidas há anos levantaria suspeitas. E Jessica tem que passar por muita coisa para proteger sua família (especialmente seu irmão), se virar com seus “poderes”, arrumar coisas que deram errado, e ainda conquistar Rob, da detenção. E Meg, naturalmente, faz isso tudo com muito humor, tornando o livro irresistível.
Livro realmente muito bom, e recomendo. Não é longo nem nada, então você pode lê-lo em um dia. Tem uma narrativa fácil e divertida (característica de Cabot) e te prende, a ponto de você só querer largar o livro quando o tiver terminado. Fica a dica para quem gostar de Meg, vocês precisam ler. Não é seu melhor livro, mas ainda assim é obrigatório aos fãs. Até mais!

Comentários