Heroes – 2ª Temporada – “Quatro meses depois…”




É uma pena que pela greve dos roteiristas, tenhamos uma segunda temporada de Heroes assim tão curta (e tão fraca, diga-se de passagem). Mas todas nossas séries preferidas (que já estavam passando naquele ano) sofreram com isso. E continuamos com o “Volume Dois: Gerações”. Achei que veríamos tal título novamente no início da temporada, mas não, fica apenas para o fim da primeira temporada mesmo. E para começar, um episódio de mais de cinqüenta minutos…
Sei lá, logo de cara achei a temporada muito diferente da primeira, e não consigo explicar muito por que. O clima está diferente, bastante mudado. Parece que a atmosfera que tínhamos na primeira temporada não se assemelha a essa. Não estou dizendo nem que seja melhor nem que seja pior, mas é diferente… bem diferente. Apesar de que alguns elementos me desagradem: por exemplo, tínhamos uma divisão bem boa e igualitária na primeira temporada em relação aos personagens. Alguns tinham um destaque a mais e tal, obviamente, mas parece que nessa temporada muitos personagens foram simplesmente deixados de lado.
Por exemplo, nos quatro primeiros episódios, mal vimos Niki. Tivemos um vislumbre dela no terceiro episódio e não vimos mais, e não foi nada de importante. Sem contar que ela parece muito diferente… ah, acho que sinto falta da Jessica, sei lá. E o Micah… até o Micah apareceu mais que ela, mas só porque temos que conhecer Monica. Simpática, estou gostando dela a princípio, e um ótimo dom, que finalmente consegui entender (quando ela apareceu fiquei bem curioso).
E o Hiro? Não sei, estava me divertindo com toda a questão de ele estar no passado e conhecer Kensei, seu herói desde sempre, muito citado no fim da primeira temporada. E é importantíssimo que ele tenha o dom da Claire (Claire…), mas afinal: onde isso vai chegar? Sei lá, ainda não sei para onde eles querem que isso caminhe, e fico com pena do Ando sozinho… pelo menos foi fantástico ouvir Hiro dizer novamente “Great Scott!”, que em seu sotaque mais parece “Greato Scotto!”. Depois de ver toda a temporada (que não foi tudo aquilo), descobri que essa foi basicamente metade da história do Hiro na temporada toda... foi um grande desperdício.
Peter… muitas vezes o Peter era muito songo na primeira temporada, e podia irritar em alguns momentos (ao menos a mim). E era bem obcecado… toda aquela questão de “tenho que salvar o mundo”. Mas sinceramente? Sinto falta daquele Peter. Primeiramente, já não me parecia mais o mesmo Peter quando o vi de cabelo cortado. Mas a coisa fica pior… ele sem memória, no meio daquelas pessoas desconhecidas, sem Claire, sem Nathan… ah, gente, cadê o bom e velho Peter?
O Sylar… bem, o Sylar apareceu no terceiro episódio, e Sylar ainda é Sylar, Zachary Quinto ainda é Spock. Quer dizer, Zachary Quinto ainda é Zachary Quinto. A principal mudança no personagem foi a perda dos poderes, mas isso deve retornar em breve, acredito eu. Gostei de ver sua frustração. Fiquei triste pela morte de Candice, muito triste… e Sylar já aparece matando, incrível. Também não tem tanta participação na temporada...
Quanto à Maya e Alejandro… eu estava aprendendo a gostar da dupla (por que a legenda deles é amarela e as de Hiro são brancas? Imagino que cor aparecerá se uma terceira língua for incorporada à série…), mas acho que eles não duram muito. Eles estão no mesmo carro de Sylar, atrás do Dr. Suresh, e Sylar sabe sobre os poderes… não consigo ver futuro para eles, sei lá. Mas o poder deles é interessante, e me deixa muito curioso… eles meio que são uma dupla que só funciona junta – deve ser o caso de serem gêmeos, talvez. Gosto de ver Maya em ação (mesmo involuntariamente) e Alejandro meio que revertendo o processo. Mas os olhos me lembram Supernatural
Claire… bem, a Claire continua ótima, ótima, ótima, continuo fã dela, e ela está cada vez melhor na série. Nenhuma decepção na mudança de temporada. Só fico triste em não termos mais o Zach, mas agora temos o West… meio que pensei: “Um novo Zach?” mas logo em seguida: “Não… ele voa…”. Bem, é legal ver West e Claire com poderes e se aproximando. A história de Claire poder cortar um dedo e tê-lo de volta foi meio surpreendente… e uma coisa que não nos perguntávamos na primeira temporada… ao menos não eu.
Comentário solto: ver Dianna Agron em Heroes me deixou pulando aqui em casa. Meu coração estava tentando sair… e vamos combinar: Dianna… cheerleader… vilãzinha… Quinn? Bem, parei.
West magoou Claire, aquilo me deixou triste, mas foi lindo ver ela confessando seus poderes para ele, ele pedindo para ela calar a boca, pegando-a no colo e voando com ela. Amei a relação dos dois, amei ver Claire se apaixonando e os dois se beijando… sei lá, foi uma coisa da qual eu gostei, que me deixou feliz… acho que é tudo porque gosto demais da Claire… “Você pode saltar sem um pára-quedas”, “Você pode saltar sem um avião”.
E ficamos com a dúvida: será que West é ruim? Será que seus planos para Claire são ruins? Dúvidas, dúvidas… espero que não, mas ainda não confio totalmente nele. Mas gosto do personagem. E quanto ao Sr. Bennet… antiga dúvida levantada novamente: afinal, o que é ele? E será que ele é mesmo um mocinho ou é um vilão? Porque segundo West, ele é o responsável por seus “furinhos no pescoço”… lembram-se deles? É… vimos muito na primeira temporada… não sei, não sei.
Amei a teoria de que as mentiras mais convincentes são aquelas que nos deixam mal. E no momento em que tivemos essa cena, já podíamos ter certeza de qual seria a mentira contada por Claire… “Pai, fiz teste para líder de torcida!”… é, só quero ver quando Noah descobrir sobre West…
E por fim, as pinturas do futuro. Quando Isaac morreu na primeira temporada, fiquei triste por não termos mais os quadros que previam o futuro, porque eu gostava demais da proposta. Quando Sylar começou a pintar, ainda não me agradou, afinal ele não pintava tão bem… mas aí está, teremos no mínimo oito novos quadros de Isaac durante a segunda temporada, dos quais o primeiro e o último já apareceram. Tudo começa com a morte de Kaito (que já aconteceu) e termina com a morte de Bennet… será que acontecerá? Com Claire ao fundo beijando… bem, beijando o West? Ou quem seria? Talvez seja óbvio demais, e não tenhamos o West naquela cena afinal… e os outros seis quadros… bem, não quero vê-los só depois que tudo já tiver acontecido, só para comentar.
E até mais pessoal, com uma temporada curta, em um DVD quase chego ao meio da temporada. Na próxima postagem, trago meus comentários sobre os episódios cinco ao oito, já perto da reta final…

Comentários