Merlin 3x10e11 – Queen of Hearts / The Sorcerer’s Shadow




O primeiro desses episódios girou em torno do romance de Gwen e Arthur… pela prévia e pelos comentários, esperava um pouco mais, mas ainda assim foi divertido. Tivemos uma visão de Gwen sendo coroada rainha, e quando tudo estava prestes a ficar realmente feio para ela (graças a Morgana, que se mostrou real aos olhos de Gwen, mais uma vez), Merlin a salva… antes disso no entanto, temos ótimas declarações de Arthur (como dizer que abandonaria o direito ao trono por ela). Não que isso tenha sido muito útil ao término do episódio…
E nessa tentativa toda de Merlin a salvar, temos uma visão do Merlin de 80 anos… uma imagem mais clássica do grande mago que sempre ouvimos falar. E Colin Morgan estava bem divertido no papel (além de ter dito coisas a Uther, e principalmente a Arthur, que nunca poderia ter dito se não estivesse disfarçado). A fuga foi ainda melhor do que imaginei, afinal ele chegou quase a morrer – o que nos proporcionou uma ótima cena em que Merlin pega o antídoto de Gaius, coloca fogo na fogueira e foge.
Já o segundo episódio foi todo sobre um torneio, a futilidade do rei, e a magia sendo negada. Mais uma vez. Gosto cada vez menos de Uther, e já deixei isso muito claro. Se em Queen of Hearts ele já deu um tapa em Gwen, aqui ele insiste em participar do torneio… torci para que ele morresse, para que aprendesse uma lição, mas era óbvio que isso não ocorreria… a luta com Arthur foi triste, eu fiquei triste. Não gostei de vê-lo deixar o pai ganhar, odiei ver Uther se vangloriar… e não tenho certeza se a conversa final entre os dois compensou alguma coisa…
Mas o principal foco do episódio foi Gilli (eu sempre desconfiei que Duda tinha magia, porque Dumbledore não lhe mandou a carta?), e por mais errado que ele tenha sido, não consegui deixar de gostar do personagem… afinal, ele realmente sofreu, realmente foi humilhado, e teve sua chance de se mostrar bom… todas as conversas com Merlin tentaram lhe provar que não valia a pena (e o momento em que ele mostra que também tem magia foi uma cena linda, muito emocionante, com até lágrimas de Gilli), mas não sei se eu agiria diferente no lugar de Gilli… muitas vezes fico mesmo na dúvida quando vejo Merlin, se ele está fazendo a coisa certa… no futuro será melhor, mas esse futuro nunca chega, com um Uther imortal na série…
Que seja. Ao final, como era de se esperar, quem venceu o torneio foi Uther e não Gilli… não que eu esperasse o contrário. Na verdade, fiquei contente que o garoto tenha sobrevivido. Mas os olhares de sofrimento, tanto de Gilli quanto de Merlin, durante a batalha, foram bem tensos… e eles continuaram sonhando com o momento em que “their kind” seria aceito no reino de Camelot… não sei se um dia veremos isso em Merlin… para mim, quando a série estiver para ser cancelada (no mais tardar, claro) eles devem mostrar a morte de Uther, ascensão de Arthur e Merlin sendo aceito com sua magia… quem sabe um dia?
Agora falta apenas o Season Finale em duas partes da temporada, e então esperar pela quarta temporada, que deve estrear em Setembro ou Outubro, segundo as últimas informações; e esperar que no futuro, os escritores deixem um pouco de lado o medo de mudar a série… por mais boa que esteja, precisa de umas boas reviravoltas… até mais.

Comentários