Capitão América: O Primeiro Vingador


Consegui assistir ao filme, e posso dizer que me diverti bastante. Cheguei em casa bem animado, e contente com o resultado final. Mesmo que a melhor parte do filme tenha ficado para o começo e o fim, ainda assim o filme valeu muito a pena, e posso dizer que gostei dele. Me diverti, e me emocionei um pouquinho. Não uma emoção de levar às lágrimas nem nada assim, mas aquela sensação de simpatia pelo personagem, e de admiração por ver sua determinação em defender tudo aquilo que acredita.
O filme nos conta a história de Steve Rogers, e nos apresenta um garoto franzino e pobre, que em meio à Segunda Guerra Mundial, tenta se alistar no exército. Tenta quatro vezes, sendo obrigado a falsificar o formulário de alistamento, mas é recusado devido à sua saúde frágil e ao seu físico não favorável. Após ser admitido no exército, conhece o General Chester Phillips, e é aí que Rogers tem a oportunidade de participar de um projeto experimental para virar um “supersoldado”.
Porém, antes de isso tudo acontecer, conhecemos todas as bases do personagem. Steve Rogers é interpretado por Chris Evans (muito bom em seu papel, diga-se de passagem, merece os parabéns), e vive apanhando, mas sempre se levanta e defende o que acha certo (e insiste que se há pessoas lá fora morrendo para salvar o país, sua obrigação é fazer nada menos do que isso) – quando vemos a Sra. Carter (interpretada por Hayley Atwell conhecendo Steve, não conseguimos imaginar os dois juntos. Mesmo entendendo que o plano é que os dois estejam juntos, magricela daquele jeito, ele parece mais seu filho. Por isso, devo comentar que é super engraçadão a reação dela quando ele sai da máquina, com seu novo corpo.
As melhores cenas do filme acontecem antes da transformação de Rogers no Capitão América – na cena da granada, mas mais especialmente na cena da bandeira. Quem viu o filme entende a razão de eu ter gostado tanto da cena da bandeira – mostra a inteligência e a confiança do personagem. Algumas pessoas na minha sessão de cinema riram, mas eu quis mais aplaudir. Previ aquilo acontecendo, quando ele se aproximou e se abaixou, mas ainda assim foi fantástico!
Mas não quero menosprezar o restante do filme. É da sua transformação em diante que começa toda a ação do filme, e temos ótimas cenas. Sem contar que o Caveira Vermelha (interpretado por Hugo Weaving) também está bem – mas de certa maneira, acho que a participação dele no filme poderia ter sido melhor, e sua “morte” foi um tanto quanto simples. Mas que seja, muitas cenas boas se seguem no filme – e a última cena de James Barnes, melhor amigo de Rogers, interpretado por Sebastian Stan, é realmente muito triste. Me recusei a acreditar no que via na tela…
Gostei de toda a roupa de Capitão América. Quando ela ficou oficial, claro. A primeira vez que vemos Roger como Capitão América, somos obrigados a rir e pensar: “que coisa mais ridícula é essa?” – porque foi ridículo. Mas ainda assim temos que admitir que ficou bem fiel aos primeiros desenhos das Marvel (sinto muito). Mas depois, tudo muda, temos o escudo redondo do Capitão América, e seu novo uniforme – sem a máscara, o uniforme fica um pouco mais bonitinho, sinceramente.
E o filme acaba de maneira incrível. Acho que o romance entre Steve e Carter se desenvolveu bem, e o fim, com a preocupação dele de ter “deixado” o encontro, foi ótima. Não quero comentar muito sobre o fim, para não estragar a surpresa de ninguém, mas ficou muito bom, gostei da última cena, pra valer (sem contar que temos Wicked, How to Succeed Without Really Trying e Phantom of the Opera ao fundo!). E não vi cena nenhuma pós-créditos (QUERIA VER O TEASER TRAILER DOS VINGADORES!) – das duas uma: ou não teve nenhuma, ou demorou demais; porque só tinha três pessoas ainda no cinema, e o pessoal que trabalha lá já tava entrando, e eu me senti meio pressionado… julguei que não haveria mais cena nenhuma e me retirei, afinal os créditos já estavam no final (e não mais naqueles créditos enfeitados, mas naquele preto comum).

Posso dizer que o filme foi aprovado. Esperei bastante pelo filme, e depois que ele lançou, não me decepcionei. Só estou cansando de ver filme em 3D, sinto falta do bom e velho 2D… mas tudo bem. A história do filme está boa, e como ela foi trabalhada também. Agora é esperar por “Os Vingadores”, previsto para maio de 2012… cada vez mais ansioso. E vocês, gostaram do filme? Ansiosos por “Os Vingadores”?

Comentários