Merlin 3x06e07 – The Changeling / The Castle of Fyrien


Quando vi que esses dois episódios tinham sido dirigidos por David Moore (responsável também por Gwaine, o melhor episódio da temporada até o momento), esperei por uma coisa um pouquinho melhor. Infelizmente, nos mantivemos no mesmo de sempre. Um episódio um pouco mais cômico, e o outro puxando para aquele lado de Morgana e Morgause, e toda a questão de elas quererem ou Uther ou Arthur morto, para que Morgana fique com o trono de Camelot…
Como sempre.
E também como sempre, nada mudou. Acho que isso é um grande pecado da série, infelizmente. Eles parecem ter medo da mudança. Desde que a série começou, não houve nenhuma mudança nos principais quesitos da série. Por exemplo, mesmo que Uther sofra muitos atentados contra sua vida, ele nunca morre; mesmo que Merlin fique direto à beira disso, ninguém nunca descobre seus segredos; e dessa vez, Arthur podia ter descoberto a verdade sobre Morgana… mas também não aconteceu.
Continuo esperando ansiosamente pelo dia em que Merlin vá ter uma reviravolta completa. Podemos começar com a descoberta da real fidelidade de Morgana (acho que será a primeira coisa a acontecer), para depois termos a [tão esperada] morte de Uther, e Arthur descobrindo sobre os poderes de Merlin… esses três pontos são os que mais me deixam curioso no momento. O dia em que a série resolver arriscar e mostrar algo assim, será fantástico, sem dúvida.
Para ler o texto completo, clique em “ler a matéria na íntegra”.

The Changeling não me chamou a atenção através da prévia (novamente fiz uma associação mental a Beauty and the Beast). Ainda assim, não foi dos piores. O humor estava controlado, e não forçado. E o fato de Elena não ser uma vilã, apenas desajeitada, ajudou um pouquinho. Em vários momentos, meio que conseguimos simpatizar com a personagem (como o fato de ela dizer que sabe que não é a princesa perfeita, e que quer que isso dê certo por causa de seu pai).
Grunhilda foi um dos pontos mais fracos… vilã sem gracinha, e não era tão engraçada – a menos quando estava dando em cima de Gaius… essas cenas foram boas. No mais, nada tão interessante. Mas gostei de Merlin forçando Elena a beber a poção, e gostei de não ter sido uma grande briga para matar o sídhe que morava nela… ao menos isso. E gostei da finalização do episódio, em que nenhum dos dois contentes com o casamento, eles decidem que é melhor não se casar… foi uma cena bonita, e Elena chega até a agradecer Arthur… e Elena sem o sídhe ficou muito mais encantadora…
The Castle of Fyrien foi aquele típico episódio em que Morgana se faz de fantoche de Morgause, dá vários sorrisinhos “maléficos” e de satisfação, mas no fim não consegue nada e tudo fica como antes. Nesse caso, apesar de tudo, sua identidade continua em segredo, Arthur continua vivo… Uther não correu riscos dessa vez… as únicas coisas legais foram ver o clima de rixa entre Merlin e Morgana (ao menos isso está sendo bem feito) e conhecermos Elyan, o irmão de Gwen…
No geral, não foi um episódio que faria muita falta na temporada completa. Algumas cenas, no entanto, se salvam, como o clima romântico de Arthur e Gwen (e o beijo interrompido por Morgana e Merlin, voltando de uma discussão boa); e também Morgause usando magia contra Arthur, que é defendido por Merlin, em uma cena muito boa. No mais, não entra na lista de meus episódios preferidos, infelizmente. Espero por mais episódios como Gwaine… agora que a temporada está mais ou menos em sua metade, vamos ver como a história se desenvolve daqui para a frente… até mais.

Comentários