Apenas um comentário sobre a “Sociedade”


Bem, quando escrevi sobre a Sociedade do Anel, e falei sobre a idade de Frodo, me pareceu estranho escrever que ele tinha 33 anos, porque na minha mente algo me dizia que ele tinha por volta de 50, e naquela hora não consegui descobrir onde estava meu erro. Mas finalmente, está tudo esclarecido.
Realmente, após a festa de aniversário de 111 anos de Bilbo (que vem a ser a festa de 33 anos de Frodo), não é tudo tão rápido quanto no filme; anos se passavam até que Gandalf volte, sabendo do Um Anel, e depois disso, ainda se passa mais ou menos um ano, até Frodo deixar o Condado. Então, está tudo certo; Frodo não tinha 33 anos durante O Senhor dos Anéis, mas muito mais. Lembro-me de notar isso quando vi o filme, o fato de tudo ter sido tão rápido, sendo que no livro as coisas levam anos a acontecer; mas confesso que a maneira como tudo foi colocado no filme ficou mais dinâmico (para o filme, claro).

“Conforme o tempo passava, as pessoas começaram a notar que Frodo também mostrava sinais de boa ‘preservação’: exteriormente ele conservava a aparência de um hobbit robusto e vigoroso recém-saído da vintolescência. ‘A sorte vem para poucos’, eles diziam; mas foi somente quando Frodo chegou à idade geralmente mais sóbria de cinqüenta que começaram a achar aquilo estranho”.
(O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, JRR Tolkien, capítulo II, pág. 44)

“Foi bem nessa época que Gandalf reapareceu depois de uma longa ausência. Tinha estado fora por três anos depois da Festa [de Bilbo]. Então fez uma visita rápida a Frodo e, depois de ter dado uma boa olhada nele, partiu novamente. Durante um ou dois anos consecutivos havia aparecido com bastante freqüência, chegando sem ser esperado depois do anoitecer e indo embora sem avisar antes do nascer do sol. […] Depois, de repente, suas visitas cessaram. Já fazia mais de nove anos que Frodo não o via ou tinha notícias dele, e começou a pensar que o mago nunca mais voltaria e tinha perdido completamente o interesse por hobbits”.
(O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, JRR Tolkien, capítulo II, pág. 47)

Comentários