Além do Tempo – Lívia vai trabalhar no Casarão da Condessa

“Eu vou entrar no casarão e vou descobrir o que aconteceu com meu pai!”

Não faz muito tempo que Lívia e Emília descobriram que Bernardo nunca esteve morto e que, em seu lugar, foi enterrado um caixão cheio de pedras. Agora, Lívia descobre por acaso que a Condessa Vitória sempre soube disso, e ela precisa entender por quê. Afinal de contas, seu pai pode ter ficado “escondido” pela condessa durante esse tempo e ter finalmente escapado, por isso ele está por aí, e por isso ela chegou a vê-lo, antes mesmo de imaginar que ele fosse o seu pai… quando Lívia descobre que a Condessa mandou o Bento reunir um grupo de homens para caçar o “vagabundo” visto na mata, ela sabe que precisa fazer algo – nem que esse algo seja infiltrar-se no casarão para tentar descobrir o que a Condessa sabe sobre seu pai. Quer dizer, eles estão contratando, não estão?

Lívia foi mantida escondida em um convento durante muitos anos para que a Condessa Vitória Castellini jamais soubesse de sua existência, portanto ela sabe que convencer a mãe a aceitar esse plano não vai ser fácil, mas ela está determinada o suficiente a tentar, porque acredita que é a única maneira… além disso, ela acredita que estará razoavelmente segura, porque a Condessa não sabe quem ela é, mas a verdade é que ninguém está seguro próximo à Condessa, porque ela é uma mulher perversa. Em um flashback, ficamos sabendo que ela foi responsável pela morte do marido que, depois de toda a farsa, queria contar a verdade à Allegra, mas ela não permitiu, dizendo que ele não tinha nenhum direito sobre Bernardo porque ele não era seu filho.

Quando o Conde passa mal, ela escolhe não lhe dar o remédio e ele morre.

Para entrar no casarão, Lívia sabe que vai precisar de qualquer ajuda que puder conseguir. Ela conta tudo ao Padre Luís, por exemplo, e gosto de como ela é firme com ele, porque vai fazer isso com ou sem a sua ajuda, e independentemente do que ele disser. Ela também conta toda a verdade para Raul, porque confia nele e precisa de sua ajuda. Pedro, por sua vez, acha isso tudo um absurdo, e acha que Lívia deve desistir disso agora mesmo, mas ele está mais preocupado com a proximidade dela com o Conde do que com a Condessa. Mas não importa… Lívia não vai mudar de ideia. Então, na fila de candidatos para os cargos temporários que abriram na mansão por causa de uma festa que a Condessa Castellini vai oferecer, Lívia mantém-se firme e faz uma boa entrevista com Afonso.

Então, ela é CONTRATADA.

É só depois de tudo dar certo que Lívia conta sobre o seu plano para Emília… ela sabe que a mãe vai ser contra a ideia e não viu motivo para preocupá-la antes de isso ser concreto. Agora que ela está contratada, ela conta para Emília – “Eu vou trabalhar como criada no casarão da Condessa Vitória” –, e a cena é uma sequência absurda de emoções distintas, porque em muitos momentos eu ri da reação de Emília, que está mais em choque do que qualquer coisa. A cena é intensa, Emília briga com a filha, Lívia conta sobre a caçada a Bernardo, e a mãe a adverte de que se ela insistir nessa história, ela pode esquecer que tem uma mãe, porque não vai perdoá-la nunca… é nesses termos que elas se separam, mas Lívia vai. Não vai ser fácil sua estadia no casarão…

A Condessa… o Conde Felipe… o Roberto…

O Conde Felipe não consegue esconder o quanto ele está afetado pelo suposto noivado de Lívia com Pedro. Ao ficar sabendo dele, ele vai pessoalmente conversar com ela para saber se é verdade que ela está noiva, e ela percebe que o melhor que ela tem a fazer, se quiser mesmo mantê-lo afastado, é confirmar a história. Ele insiste, diz que a ama e que não para de pensar nela, mas Lívia o empurra quando ele a beija novamente e o manda a deixar em paz. Quando ela chega ao casarão, no entanto, as faíscas estão ali desde o primeiro momento. Lívia encontra o Conde Felipe na casa nas suas primeiras horas de trabalho, e isso quase a coloca em problema com Zilda, embora tenha sido o Conde quem foi falar com ela. Vamos ver que surpresas a novela nos guarda agora.

 

Para mais postagens de “Além do Tempo”, clique aqui.
Visite, também, “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários