A Chorus Line – Em Busca da Fama


Antes de mais nada, coloquei no título, mas eu não gosto de “Em Busca da Fama”; acho que são subtítulos desnecessários que o Brasil tem mania de colocar em musicais. Hairspray vira “Hairspray: Em Busca da Fama”, Footloose vira “Footloose: Ritmo Louco”, Dirty Dancing vira “Dirty Dancing: Ritmo Quente”, Grease vira “Grease: Nos tempos da brilhantina”, Moulin Rouge vira “Moulin Rouge: Amor em Vermelho”, entre outros. É a necessidade de ter algo em português no nome do filme? Mas que seja.
Assisti ao “Chorus Line” há pouco tempo. Gostei, mas devo dizer que não vai entrar na minha lista de melhores musicais. Acontece que eu gosto de muitos musicais e alguns como “Moulin Rouge” e “The Phantom of the Opera” vão ser difíceis de superar. Fato. Mas o filme é bom.
O filme baseia-se na simplicidade para transmitir sua história. E acho que isso foi um ponto positivo. Não há uma grande variedade de cenários, ou figurinos e mesmo assim a mensagem foi passada. (O que só prova que simplicidade tem muito encanto; quer coisa mais simples e mais encantadora que “Spring Awakening”?).
Nunca vi esse espetáculo da Broadway (ainda), e tinha apenas uma noção sobre o que se tratava o filme, mas nunca nem tinha visto um vídeo dele. Ou seja, eu estava bem por fora do quê o filme seria. Mas depois de tantos filmes (e principalmente, depois de tantos musicais), você já começa a ter uma noção de pra onde um filme está caminhando. Desde a primeira música em que já estavam todos organizados em fila eu disse a mim mesmo: “É isso, o filme vai se passar todo nesse palco, com cada um contando sua história”. E, bem, eu não estava errado, estava?
Então, no saldo final o filme foi positivo. Assistir de novo? Com certeza. Talvez não tantas vezes quanto outros. Mas posso assistir mais algumas vezes. Porque o filme tem conteúdo. Algumas histórias são mais fúteis (como a mulher que comprou peitos e bunda), mas algumas histórias são realmente comoventes. E essa diferença entre os personagens também é um fato interessante. O filme vale a pena. E particularmente, eu tenho um amor pela música “What I did for Love”. Não via a hora de ouvi-la no filme (pra quem não sabe, Lea Michele cantou no primeiro episódio da segunda temporada de Glee).
Filme bom, músicas bem interessantes. Não deixa a desejar. Pra quem curte musicais, pode assistir esse filme sem medo.

Comentários