Premonição 4


O que muita gente diz sobre “Premonição”? Que são previsíveis. Bem, isso é inegável. Afinal a história todo mundo já conhece, que é sempre a mesma: um grande acidente, todo mundo morre, mas era tudo uma premonição, então alguns se salvam e a morte vem atrás dos sobreviventes. Sempre tem o protagonista, que consegue se ligar do que está acontecendo, e aqueles que não acreditam até que já estejam mortos. Aham, nesse caso a história ainda é essa, mas ei! Eu gosto de “Premonição”.
Falando sobre o quarto volume da série, quero dizer que eu gostei bastante. O filme me agradou, e de certa maneira ainda me surpreendeu (tá, eu sei que é sempre a mesma história!), mas para mim, teve algumas pequenas diferenças dos anteriores.
Vou começar pelo acidente. Primeiro o avião, depois a rodovia, depois a montanha russa, agora o autódromo. Na hora eu fiquei um pouco decepcionado, achando que já houve acidentes melhores, mas o acidente não foi ruim. Só que teve melhores. Senti muita falta do número 180. Mas eu é que não notei quando assisti ao filme. Fazendo algumas pesquisas, descobri: a arquibancada deles era 180. Beleza, Premonição ainda é Premonição!
Gostei de ver citações aos filmes anteriores. Só vemos o título do filme após a premonição, e enquanto os créditos iniciais são apresentados, vemos numa “versão raio X” algumas mortes dos primeiros filmes. Bem interessante. Também vemos as “pesquisas” realizadas sobre casos de premonição anteriormente. Não tem como assistir ao filme e resistir à piada: “eles foram à locadora e viram os filmes anteriores!”.
Quanto à maneira que eles lembram a ordem das mortes, com o vídeo do acidente e tudo o mais. Me convenceu. E como eles deduzem como serão as mortes futuras me agradou. Diferente, mas interessante. Eu disse que dessa vez o protagonista era mais psíquico que os outros (no passado já achamos curioso que a protagonista teve duas premonições), pois, por exemplo, no III, vemos as dicas das mortes nas fotos tiradas no parque de diversões; dessa vez há visões. Era legal tentar adivinhar como seriam as mortes. Também era bem legal errá-las.
Houve mortes interessantes. Outras foram mais fracas. O atropelamento pela ambulância foi bem simples, a mulher saindo do cabeleireiro também; mas algumas merecem destaque, como do melhor amigo, que é sugado na piscina. A morte da amiga seria fraca, ainda bem que ela foi salva!
E enquanto eles achavam que tudo estava bem, tudo estava resolvido, nós, telespectadores, não somos tão inocentes. Era claro que não estava nada resolvido. O cara que tenta se suicidar é engraçado. A descoberta de mais um sobrevivente é legal (apesar de a morte ter sido, também, bem simples).
A cena seguinte, do cinema, foi muito interessante. No meio da cena, eu disse: “É isso. Outra premonição e o filme acaba”; estava lembrando do final do 3, mas felizmente não fui tão decepcionado. Sim, era outra premonição, mas teve toda uma seqüência. Quando Nick tenta salvar todo mundo achei que estava tudo perdido. Depois pensei: é, ele foi inteligente. Gostei da cena toda do shopping, achei o acidente bem interessante (talvez até mais do que o autódromo, mas tudo bem).
E então, sim, eu fui inocente. Aí eu acreditei que o filme acabaria, eles seriam os sobreviventes. Mas pera aí, ninguém sobrevive em Premonição! A não ser que seja para morrer no seguinte. E não foi a primeira vez que isso aconteceria. A cena da cafeteria, o folheto de “O Amor Mata” (o filme que as meninas foram ver no cinema), a corrida na televisão, tudo me dizia que alguma coisa ia dar errado. E muito mais do que eu pensei, porque os três morreram ao mesmo tempo. O número do ônibus que invadiu a cafeteria? Ah, sim, 180. Confesso que amei o final, muito melhor que o filme anterior. Não me decepcionei, acabei o filme sorrindo, pensando: é isso!
Mais alguns pequenos comentários: a frase “It’s here” e a frase “It’s coming” me deixaram extasiado a cada vez que apareciam. E uma curiosidade (para mim): esse foi o filme mais lucrativo da franquia, e quando li sobre isso, dizia que o filme já tinha “arrecadado mais de 180 milhões de dólares”; bem, isso te diz alguma coisa?
Era para ser o último, mas parece que um quinto está à caminho. Afinal, faz sucesso, dá lucro, eles continuam. A história vai ser a mesma, mas ainda assim eu vou assistir. Estou curioso para ver o acidente, e as mortes subseqüentes. O acidente principal deve ocorrer em uma ponte suspensa. Vamos esperar e ver como vai ser.

Comentários