Malhação 2008 – A morte de Conceição

“O amor não morre nunca”

UM DOS MOMENTOS MAIS TRISTES NA TEMPORADA. “Malhação 2008” está em uma excelente fase, com a trama avançando em vários sentidos – na grande história da temporada, já tivemos o retorno de Joaquim, a morte de Conceição e as consequências disso (!), e histórias menores também já se resolveram paralelamente, como a banda Faniquito sendo desmascarada em rede nacional, ou o Fernandinho e a Domingas descobrindo que adoram o beijo um do outro, se beijando toda vez que ficam no escuro como naquela vez no galpão. E a morte da Dona Conceição é o último acontecimento da “primeira fase” da temporada, encerrando um capítulo na vida de Angelina, antes de sua transformação e antes de ela fazer descobertas que vão mudar a sua vida para sempre. E nós sofremos ao lado dela a perda da Dona Conceição do início ao fim…

Conceição está no hospital, pior do que nunca, e Angelina se recusa a ir embora, mesmo que o médico, a Montanhas e o Bruno tentem convencê-la a ir para casa, tomar um banho, descansar, e é muito difícil fazê-la aceitar – embora eles consigam, no final. No dia seguinte, a situação de Conceição está ainda pior, mas o médico informa que ela está consciente e que Angelina poderá entrar para vê-la, e então TEMOS A ÚLTIMA CENA DE ANGELINA COM CONCEIÇÃO, e é um momento extremamente triste, porque Conceição faz aquilo ser uma despedida… é triste e cruel, porque Angelina ainda é tão jovem para passar por isso! Conceição diz que sempre estará ao seu lado e que a ama muito, enquanto Angelina diz que ela e o Leozinho precisam dela e, por isso, ela precisa ficar boa logo… e as lágrimas acabam escorrendo durante a conversa.

Depois de falar com Angelina, Conceição conversa com Montanhas, e também é uma despedida, mas mais prática. Ela diz que elas já são adultas e podem falar abertamente sobre isso, e diz que sabe que sua hora está chegando, então ela só pede que Montanhas cuide de seus filhos quando ela morrer… E TUDO AQUILO É TÃO TRISTE. Depois das conversas, Conceição piora, entra em como, e Sophie Charlotte dá um show de interpretação, em um choro desesperado e angustiado que nos parte o coração. Cada lágrima, cada soluço é como um golpe em nós, e estou angustiado mesmo agora, escrevendo o texto, apenas por pensar nessas cenas… Angelina está sofrendo, e ela não quer perder a mãe… e isso dói demais. Mas o médico já deixa bem claro que a condição da Conceição é grave e que suas chances são pouquíssimas… e nos preparamos para o pior.

Enquanto isso, Bruno está sempre ao lado de Angelina, levando o Leozinho para visitá-la, trazendo flores para ela, e ele é um querido e um fofo – Angelina, frágil, o agradece pela força que ele está dando, o abraça, e o Gustavo é insensível o suficiente para chegar “preocupado” no hospital e dar um chilique… ele está morrendo de ciúmes, e a verdade é que ele ainda gosta da Angelina, mas ele não tinha o menor direito de fazer um show no hospital num momento como esse… a Angelina está em seu pior momento e não precisa ficar ouvindo “sermão” de como ela e o Bruno estão sempre juntos, como Bruno não desgruda, como eles “estão de mãozinhas dadas”. Angelina chora ainda mais (“A última coisa que eu quero agora é brigar com você”), e Bruno fica bravo, com razão, porque o Guga não tinha nada que ter feito nada disso… a Angelina já está sofrendo demais.

“Ah, baita força! A menina até saiu chorando”

Então, Angelina vai ver a mãe, e ela está presente quando A DONA CONCEIÇÃO MORRE. Aquela cena é fortíssima, angustiante e triste… o desespero puro da Angelina ao ver os médicos tentarem ressuscitá-la, e a maneira como ela chora sentindo a dor em cada respiração quando abraça o Gustavo e diz que “a mãe está morrendo”. Logo em seguida, o médico aparece com a confirmação: Conceição está morta. A atuação de Sophie Charlotte, como eu comentei, me arrepiou em toda essa sequência: É TALENTO DEMAIS. Ela consegue chorar da maneira mais sentida possível, consegue passar toda a DOR da personagem, consegue fazer com que sintamos isso com ela, e aquilo me causa uma angústia tão grande… Angelina não faz ideia do que vai ser dela e do Leozinho de agora em diante – e Angelina é tão jovem para estar sozinha e ter que se preocupar com isso.

Como a vida foi injusta com ela!

Todas as cenas que se seguem são de partir o coração… Angelina precisa escolher uma roupa para o enterro da mãe, e nem isso ela consegue fazer, e ela se pergunta o que mais poderá fazer, então (“Montanhas, que vai ser da gente?”), e ela se pergunta como poderá acordar de manhã… o seu discurso no funeral da mãe também é de partir o coração, porque Angelina fala que Conceição é “sua mãe verdadeira”, relembra tudo o que ela fez por ela, como lhe dar mamadeira e lhe dar bronca, quando precisava, e ela conclui de uma maneira bonita, embora tristíssima:

 

“Eu tô muito triste, mas eu tenho um caminho pela frente. E muitos sonhos a realizar. […] Agora que eu perdi alguém muito próximo, eu sei que as pessoas vão embora, mas o amor que a gente sente continua. O amor… o amor não morre nunca”

 

Com a morte de Conceição, tudo o que o Guga quer fazer é poder consolar a garota que ele ama… ele é todo carinhoso, diz que quer ajudar, mas como Angelina não sabe de toda a história, ela só pede que ele não faça isso… porque lhe dói demais, e ela não entende o que está acontecendo. Ela até diz para a Domingas e a Chiara que, quando ele conversa com ela, é como se ele ainda gostasse dela, mas ela não entende o que aconteceu. Ela só gostaria de saber, também, se foi ele que a beijou naquele dia da tempestade no galpão, porque, no fundo, ela sabe que foi, mas ela quer essa confirmação… antes que ele possa dizer que sim (ou que não), Félix aparece para “ter uma conversinha com ele”, e o Félix ultrapassa os limites da nojeira então, porque ele acha que o Guga está dando muita atenção para a Angelina e quer que ele dê atenção à Débora.

Então, ele diz que vai sair de casa naquela noite, que encomendou um jantar romântico para ele e para a Débora, e que quer que “eles levem a relação ao próximo passo”. É ridículo e doentio, sinceramente… felizmente, o Guga consegue desviar disso. Débora entende tudo errado, vai às compras, o espera com uma camisola sexy porque “quer que a primeira noite deles seja especial”, mas Guga diz que ela entendeu errado, que ele estava falando sobre alianças, e lhe dá a aliança que trouxe – a única maneira que encontrou de “dar um passo adiante na relação” sem precisar dormir com alguém que não ama. Ela até tenta provocá-lo (GENTE, E O GUGA ESTAVA COM AQUELA CAMISA BRANCA ABERTA QUE ELE JÁ USOU ANTES, E ELE FICA TÃO GOSTOSO NAQUELA ROUPA!), mas Guga se esquiva e então diz que precisa ir embora.

Débora, no entanto, vai fingir que rolou de tudo – e o pior: ela conta para a Felipa e para a Yasmin no banheiro da escola, só porque sabe que a Angelina está lá e vai ouvir. Foi uma CRUELDADE sem tamanho! Eu teria ficado com raiva de qualquer maneira… primeiro que a Débora não devia ficar esfregando isso na cara de Angelina, mesmo que tivesse acontecido; segundo que não aconteceu, então a Débora está mentindo só para machucá-la; terceiro que a Débora está fazendo isso justamente agora que a Angelina acabou de perder a mãe, então é um nível de insensibilidade patológico já. A noite foi um desastre, o Gustavo não demonstrou o menor interesse nela, mas Débora fantasia a sua “noite de amor completa” apenas para alfinetar a “coisinha”, e eu sofri com a Angelina saindo do banheiro chorando… “Eu não precisava ouvir isso. Não agora”.

Quando a Angelina está sozinha no galpão, chorando e apertando umas teclas do piano, quem aparece para perguntar se ela está bem é o Bruno, e então ela resolve tirar logo do caminho uma coisa: foi ele mesmo que a beijou no galpão naquele dia? Ela sabe que não foi, mas quer que ele diga, e então o que ele diz é: “Tá bom, você quer saber a verdade? A verdade é que eu não te beijei… ainda”, E ENTÃO O BRUNO BEIJA A ANGELINA PELA PRIMEIRA VEZ. Não sei se foi correto, porque ele está pressionando e a Angelina está muito frágil agora, com toda a questão da morte da mãe e o abandono do Gustavo, mas nós sabemos que eles vão acabar se envolvendo, e, no fundo, eu acho que é legal… mas, nesse momento, Angelina briga com Bruno, o acusa de se aproveitar da situação, e sai brava, dizendo que o quer longe dela e que ele nunca mais faça isso.

Pelo menos por enquanto.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários

  1. Oi, sabe dizer se vão voltar a revisar Raven's Home? Faltaram 9 episódios da quinta temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Voltarei sim, mas sem previsão no momento, apenas quando a quinta temporada for lançada no Disney+. Não assisto Raven's Home sozinho e, por isso, preciso de legenda, e é uma série difícil de achar para download + legenda. Por isso, estou aguardando o lançamento oficial no Disney+.

      Excluir
    2. Compreendi, bom saber que há o plano de seguir revisando os episódios restantes. Aparentemente, a temporada deve chegar em abril no disney+.

      Excluir
    3. Eu confiro periodicamente para ver se entrou, que bom saber disso, espero que entre mesmo em abril! Está aí, e então eu volto a comentar :)

      Excluir
    4. Uma coisa que eu gostaria de sugerir para algum momento seria a avaliação de As Visões da Raven, pelo menos 4 textos um pra cada temporada. É claro que isso só poderia ser feito, quando tivesse tempo.
      Uma informação interessante (não sei se sabe) é que a sexta temporada da Casa estreia dia 9 de Abril com episódio duplo.
      Dica: imagine Raven, Alice e Booker indo a Londres e surgindo na casa da família real...

      Excluir
    5. Não estava sabendo da estreia da 6ª temporada, até porque me desliguei de Raven's Home por causa do que falei, estou meio dependente do Disney+ agora, mas às vezes quando está em exibição é mais fácil de encontrar, talvez eu consiga comentar mais cedo.

      Eu tenho reviews da primeira temporada de As Visões da Raven (são reviews antigas, imagens péssimas), e plano de comentar na íntegra as próximas temporadas (tem uma página chamada Cantinho de Luz aqui no blog, se você descer até as séries você consegue achar link para essas postagens e algumas outras séries do Disney Channel que comentei e sigo comentando).

      Excluir

Postar um comentário